Para quem só conheceu RuPaul’s Drag Race de agora (e quem não conhece, trate de conhecer por favor, já que as temporadas estão todas disponíveis no Netflix ) é um programa da TV americana comandado pela Super Drag RuPaul, um ator, drag queen, modelo, autor e cantor americano, que fez um super sucesso nos anos 90 quando apareceu em uma grande variedade de programas tv, filmes e álbuns musicais. Ele também se fixou em show em Atlanta e em New York! Ou seja, um superstar com um super currículo!

rupauls-drag-race-cast0Como se não bastasse, Rul criou um reality show com um formato que consegue além de entreter, mostrar todo talento criativo por traz do trabalho de uma drag queen com todo glamour e boa produção, e transmitir pro mundo uma ideia muito superior: tirar as drags do escuro, tirar a marginalização ainda existente na maior parte das cabeças do que é ser Drag, o Reality é um America’s Next Top Model  das Drags!

Rola disputa, rola estresse, rola pressão, rola intriga, rola vulnerabilidade, rola apoio, rola amor, é uma luta interna e externa. E as Drags são incríveis!

A Quinta, sexta e sétima temporada foram lindas! Minhas preferidas, porque o programa não cai naquele erro de ir perdendo a qualidade, e sim vai evoluindo e amadurecendo.

Eu poderia ficar duas vidas falando desse Reality, porque é um dos meus preferidos e vivo insistindo no Snapchat para vocês assistirem.

Mas vamos fazer uma lista dos melhores bordões e pessoas do programa? Pra quem está começando entrar no clima?

 

tumblr_mihmlol70w1rosb88o1_500Michelle Visage (eu amo Michelle, e vou defende la) – Ela fica à direita de RuPaul no painel de jurados, e tem propensão a usar vestidos com decote profundo, como uma juíza italiana com sede de justiça. Tem aversão à cor verde.

 

 

“Can I Get An Amen?” – Em português, “Posso conseguir um Homem?” Frase que RuPaul sempre diz no final de cada episódio.

Charisma, Uniqueness, Nerve, and Talent – Os 4 elementos essenciais que formam uma drag queen perfeita e – cá entre nós – automaticamente desclassificam internamente metade das drags que se inscrevem a cada temporada.

detoxas2Detox (5ª Temporada) – Drag com o superpoder de mudar de pigmentação. Apareceu em preto e branco no finale da sua temporada (não é spoiler, fique tranquilo), garantindo assim que ninguém pudesse fazer a mesma stunt sem a estar referenciando. Adicionalmente, Detox tem o melhor eyeroll game de todas as drags que já passaram pelo programa. Sério, ninguém revira os olhos que nem ela.

Eyeroll Game – Do ato de revirar os olhos para outra drag quando ela está merecendo. Especialmente usado durante os episódios do Untucked. Detox, participante da 5ª temporada, é a que melhor usa esta ferramenta.

Fishy – Termo drag para quem está com visual feminino. “Serving fish” = “Servindo feminilidade”, mas não vamos desconsiderar todas as variantes da expressão, sim? As drags mais práticas servem merluza, as mais criteriosas, salmão. As mais simples curtem um atum, e as mais elegantes preferem servir hadoque com um toque de limão. Tem tipos suficientes de serving fish para todo mundo viver feliz.

Gagging! – Se você não sabe o que é GAG na ELEGANZA de alguém sem uma explicação, esse programa não é para você.

tumblr_md204mp3K51rhlaq9o1_500

Gold Bar – Bar adjacente ao Interior Illusions Lounge com decoração dourada anos 70. É onde drags vão para chorar.

HDS – High-Definition Shade, um shade com maior qualidade de ofensa, 720pi ou 1080pi dependendo do quão venenosa for a intenção.

“If you don’t love yourself, how in the hell are you gonna love anybody else?” – Frase dita e repetida no final de cada programa por RuPaul. A essa altura já evoluiu para uma espécie de mantra espiritual, e frequentemente velhas senhoras portuguesas vestidas de preto trocam visitas anuais a Fátima por uma visita ao estúdio onde RuPaul é gravado, apenas pela chance de ouvir essa frase de perto, do lado de fora do estúdio de gravação.

Interior Illusions Lounge – Um lugar onde drags tomam seus drinques e, em alguns casos, jogam o conteúdo dos seus copos em outras drags, o que é um desperdício de bom álcool, se quiserem saber a verdade. Também um lugar onde já aconteceram mais intrigas, confrontos e guilhotinagens que em qualquer corte francesa do século XVIII e onde a equipe de limpeza tem que entrar com máscaras após a gravação do programa, devido ao shade venenoso no ar.

Lip-synch – Modalidade de canto inventada e aperfeiçoada por Britney Spears, dublagem rsrsrs. As duas drags indicadas para eliminação têm que fazer uma performance de lip-synch com base numa música escolhida por RuPaul (lipsynch for your life).

RuPaul – Divindade enviada à Terra em era indeterminada para lançar luz sobre a Humanidade. RuPaul chegou numa nave, vestida de Glamazon, para orientar e passar seus ensinamentos sobre tolerância e família, além de como se vestir propriamente e a lutar pela própria individualidade.

Santino – Jurado fixo no painel, senta-se à esquerda de RuPaul. Embirra com algumas drags específicas de tempos em tempos, sem motivo aparente. Participou deProject Runway e sobreviveu a todos os “Auf Wiedersehen” disparados por Heidi Klum no seu ciclo.

Shantay, You Stay / Sashay Away – Palavras que determinam a futura permanência de todas as drags na competição. Originalmente surgiu na música de RuPaul,“Supermodel (You Better Work)”. Descobriu-se que sua origem remonta à Roma Antiga, mas no filme Gladiador decidiram trocar a expressão por um dedão para cima ou para baixo para determinar se o gladiador perdedor seria ou não comido por um leão na arena.

Sickening – Quando uma drag está com um visual tão fierce e incrível que ela se torna “enjoativa”. Se os jurados vomitarem em jato quando alguma drag aparecer no runway, pfv entender como um elogio extremo. Se apenas ficarem nauseados, entender como um elogio leve. Se ninguém passar mal, bom… espero que a drag tenha decorado a letra toda da música do lip-synch.

Snatch Game – Um jogo onde você tem que se vestir e portar como uma celebridade à sua escolha e responder perguntas como se fossem elas. Geralmente um desafio tradicional da competição e onde imitações da Lady Gaga vão para morrer. Na maior parte das vezes, rende boas risadas até alguém ir longe demais (sempre) e o clima ficar azedo.

 

Untucked! – Programa alternativo que mostra o que acontece no Interior Illusions Lounge enquanto os jurados deliberam os looks da noite. Muitas vezes ilustra algumas das carnificas mais sanguinárias da história moderna.