Tem umas maravilhas que a gente descobre, que traz alegaria pra alma!

Uma dessas alegrias é o projeto “Expedições ao Leo”.

unnamed-5Idealizado por Léo Botto, Expedições ao Leo, já tem mais uma edição agendada. No dia 19 de novembro, a Fazenda Coruputuba, em Pindamonhangaba (SP) vai receber o chef que é grande incentivador da cultura dos orgânicos. O principal objetivo desse evento é reconectar as pessoas com a cultura da terra. Leo leva os participantes a lugares onde há uma troca entre homem e a natureza e por meio de visitas guiadas aproxima todos dos pequenos e médios produtores e seus ambientes. A experiência pretende ainda mostrar de perto os diversos processos e ciclos da natureza relacionados ao alimento.

 

Hortas, frutas nativas, intermediadores de horti-fruti orgânico, micro reflorestamento, reflorestamento, mandiocas e testes de panc’s (plantas não convencionais), estão inclusos no roteiro desta segunda temporada que contará com seis edições. A primeira temporada do evento aconteceu em 2014.

 

A Programação:

Ao chegar na Fazenda Coruputuba, o grupo será recebido com um café (Pãozinho e pamonha de variedades de milho com suco de fruta nativas) seguido pela visita guiada da mudaria à horta. Após a discussão, a expedição segue com um almoço assinado pelo chef que utilizará técnicas de fogo e produtos de pequenos produtores locais para preparar os pratos.

Cardápio:

Como entrada será servido Arrozes caldosos do Alto do Marins – Arrozes Especiais.  Para principais Cordeiro do Vale Inteiro na cruzeta, Lagostins de rio levemente assados e defumados, Curanto de variedades de mandiocas de Coruputuba na manteiga de garrafa, Farinha e farofa de Coruputuba, Vegetais grelhados inteiros, Arroz Jasmine Alto do Marins – Arrozes Especiais, Salada de folhas variadas e Panc’s. Para encerrar o almoço, Torta de frutas nativas e creme de puxuri e Sorbets de frutas nativas. Água, suco, caipirinhas de cachaça artesanal, cerveja e vinhos tinto e branco acompanham o almoço.

É uma experiência muito rica, que vale cada centavo!

Onde: Fazenda Coruputuba

Horário: das 10h às 17h

Valor: R$ 320 (R$ 370 com o transporte). Crianças até 4 anos são cortesia. Até 12 anos pagam 50%.

Onde comprar: www.foodpass.com.br

 

Sobre Léo Botto

Grande incentivador da cultura dos orgânicos, o chef Léo Botto busca utilizar em sua cozinha ingredientes de pequenos produtores e livres de química. Uma culinária que respeita a terra, o tempo e suas estações, a origem dos produtos e a forma de tratá-los (com simplicidade, precisão e criatividade) até chegarem ao prato com o máximo de sabor. Essa consciência pela defesa do consumo consciente dos alimentos vem da sua formação: graduado em Hotelaria no Centro Universitário Ibero-Americano e em Gastronomia pela Anhembi Morumbi. Realizou estágio com Francis Malmann na Argentina e Uruguai. Passou pelo salão do Ritz e nos fogões do Spot, Julia Cocina, Gero e Gero Caffè, Il Buco em Nova Iorque e Martín Fierro, implementou a cozinha do La Frontera e passou às panelas e à sociedade nos Chez Mis, Chez Lorena, Casa Nero e Chez Oscar – além de estagiar com Francis Malmann na Argentina e no Uruguai. Agora, o chef comanda expedições gastronômicas, eventos e se prepara para um restaurante autoral. Atualmente, Léo Botto comanda expedições gastronômicas e se prepara para abrir um restaurante.